04/11/2007

Tempo de pintura...

Mais por curiosidade do que por preferência lá me decidi a ir espreitar a exposição de Salvador Dali, no Palácio do Freixo, na véspera do último dia.
Cheguei tarde e aguentei o frio que caiu após um dia de sol que se recolheu sem avisar.
Enquanto esperava na fila, pude observar o movimento das pessoas que se deslocavam lentamente e aos soluços, percorrendo o perímetro do átrio dessa bela casa, um exemplar magnífico da arquitectura solarenga portuense, que remonta ao século XVIII, em estilo barroco, da autoria de Nicolau Nasoni. Tentei, para me distrair e divertir, mudar o rumo da fila que seguia atrás de mim, dando uns passos mais à direita. Pouco consegui, mas confesso que não me esforcei muito.
Já lá dentro, pude apreciar o calor que aquelas paredes ofereciam aos visitantes, além dos interiores ricamente revestidos.
Não me seduziram as sequências de litografias ("Bíblia Sagrada", "Gargantua e Pantagruel" e "Fausto"), exceptuando uma ou outra. O mesmo não posso dizer das esculturas que, até ao momento, nunca tinha tido oportunidade de ver. Fixei em especial "Mulher Nua Subindo a Escada" que me atraiu pela simplicidade de formas e pelo movimento de ascensão que expressa.


Registei a inabilidade dos visitantes que observavam as obras expostas a vinte centímetros de distância, como se as fossem devorar a qualquer instante e impediam a visão sequencial e global da obra. Enfim...opções (?!)

Foto: http://jpn.icicom.up.pt/

4 comentários:

aDesenhar disse...

Tempo de pintura...
tempo de exercitar a vista...
tempo de ter tempo...
tempo de gravar...

tempo... de Dalí

tempo de ver ou espreitar!

tempo de respirar Nicolau Nasoni.

ovelha negra de uma fila desviada.

Dalí inaugurou em determinada altura, uma exposição sua, acompanhado por um rebanho de ovelhas.
Ele, Dalí, era a ovelha negra.

tempo de ler e comentar, as sequências de litografias.
Não vou individualizar em relação ás obras.Abro apenas uma excepção para a "Mulher Nua Subindo a Escada". A foto não favorece, nem mostra a real dimensão da escultura. Na minha opinião, a foto devia ser tirada, mais próxima, compreende-se porquê.

As obras têm diferentes formas de serem vistas.

Se é um quadro, em óleo S/ Tela pintado a pincel, a distância do observador em relação ao quadro é menor que, óleo com espátula.

A aproximação a uma distancia equivalente à do próprio pintor, então será bem mais reduzida, diria que, até sentir o cheiro da tela.

as litografias presentes, algumas delas repetitivas, podem causar algum enfado ao visitante.
A delicadeza do traço, dada a sua espessura, num pequeno pormenor, não visível a mais de 1 metro, pode deturpar a mensagem exposta.
Os conservadores e restauradores, actualmente, usam os processos mas sofisticados, para fazerem uma boa leitura dos processos utilizados.
Não é por acaso, que no meu sidebar, Dalí tenha o seu merecido lugar de destaque, segurando uma lupa.
Na realidade, algumas das obras do mestre, têem (ops, vamos lá ver o acordo ortográfico para 1jan2008)
ou devem ser vistas a lupa.Já passei muitas delas ao "pixel" e todas as vezes fico surpreendido com o que descubro, no meio ou ao fundo de cada quadro. A verdadeira obra de arte, é aquela que leva tempo a ser descoberta.

Nesta exposições, os visitantes têm
intenções diferentes. Desde o curioso, mirone, estudante ou um profissional, cada um tem formas diferentes de ver as obras.

Voltando um pouco atrás, às litografias, descobri um pormenor que era comum a algumas delas. Um tracejado simples ou composto simétricamente, com inclinações distintas. Não há hesitações, traço rápido. Pensar e executar até que a vista aguente a frequencia das imagens recebidas.

a visão sequencial e global da obra é relativa.Enfim...opções (?!)

:-)
apesar de tudo
espero que tenhas gostado.


esquisso:
Aconselho a próxima esposição do mestre Leonardo DV.
Vou programar a minha indispensável visita.

um fã de Dalí e Gala
bjs

Irene Ermida disse...

a adesenhar
Agradeço o tempo que dedicaste ao teu comentário enriquecedor e esclarecedor. Obrigada por me teres ensinado coisas que ignorava.

Quanto ao gostar da exposição... nem por isso. Quanto ao gostar de Dali, sem dúvida! Apesar de os meus parcos conhecimentos sobre pintura me limitarem a uma atitude intuitiva de aceitação/rejeição, confesso que aprecio Dali, embora não o entenda suficientemente.

Também tenho em vista a exposição do Da Vinci que não será muito diferente da que já tive oportunidade de ver em Lisboa e em Londres, mas vou repetir certamente.

Quanto ao acordo ortográfico: será a partir de agora que a minha correcção linguística passará a ser considerada o contrário, pois não tenho intenção de começar a escrever de modo diferente do que me foi ensinado pela querida professora primária! Seria desrespeitar o seu trabalho e o seu empenho!

bom fim de semana

Anónimo disse...

Maravilhosa exposição...
Maravilhoso blog...


Saudalunações

Irene Ermida disse...

a luna tic

obrigada pela visita e pelo comentário.
Também gostei muito do teu e irei lá visitar-te sempre que puder.