09/02/2010

Sabedoria popular

Quando enfrentamos situações de extrema pressão, socorremo-nos de todo o tipo de raciocínio lógico que, quando esgotado, nos impele a apelar a forças misteriosas capazes de nos desvendar as estranhas motivações e meandros do pensamento. Precisamos de entender o que existe no subterrâneo do comportamento porque, no fundo, é uma maneira de nos entendermos a nós próprios, enquanto seres em interacção social, e tentarmos aceitar o outro.

Apesar deste esforço, é comum não encontrarmos explicação alguma para certos acontecimentos que nos abalam como tremores de terra inesperados, com réplicas sucessivas, das quais emergem ideias que, associadas gradualmente, acabam por colocar as peças nos sítios certos do labiríntico puzzle por onde vagueia a nossa mente.

A vida ensina-nos a crescer com estes abalos emocionais e a ganhar imunidade suficiente para recuperarmos e nos fortalecermos.

E o que é certo, é que a sabedoria popular, com a sua pragmática perspectiva, acaba por simplificar e dar-nos o consolo necessário para prosseguir e enfrentarmos de novo outros sismos que, aos poucos, passamos a relativizar e a aceitar mais naturalmente, deixando de constituir a grandeza do nosso pensamento e reduzir-se à sua ínfima essência.

É caso, pois, para dizer: cá se fazem, cá se pagam; ou, quando pensamos ter encontrado todas as respostas, a vida encarrrega-se de mudar todas as perguntas; ou ainda, não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe!

Irene Ermida

2 comentários:

aDesenhar disse...

:-)

As forças misteriosas revelam-se quando precisamos delas porque fazem parte integrante dos nossos genes.
São eficazes a resolverem os nossos problemas, se é que na realidade eles existem ou se somos o problema que atrai as situações de pressão.
Costumo ultrapassá-las espetando-lhes um alfinete imaginário...
pum...
era uma vez a "pressão",
passou à história...

É caso, pois, para dizer: Vamos para frente que atrás vem gente!

:-)
bjs

...
a inocuidade vem a seguir. :-)
...

aDesenhar disse...

:-)
Olá!
Você, que está indeciso, preso em alguma situação do passado, com dois caminhos à sua frente...
Você que tem medo de mudanças...
Você que não sente seu coração bater mais forte...
Você que morre de medo de tentar e não dar certo...
Você que reclama de tudo...
Você que não tem vida própria (vive através dos outros)...
Você que quer encontrar o grande amor de sua vida, mas não age...

Você é o único culpado!
Pare de jogar a responsabilidade de sua vida nas mãos de outras pessoas! Deixe de vegetar, você merece ser feliz! Procure se autoconhecer e saber o que realmente quer. Qual o seu caminho, a sua estrada da vida (oportunidades)...

Depressão significa raiva da vida; problemas do coração tem causa emocional na incapacidade de demonstrar amor, na falta de alegria; o câncer resulta de ressentimento e ansiedade, medo da vida e do futuro! Muitas doenças começam no emocional e acabam manifestadas no corpo físico... Vamos evitar crenças e pensamentos negativos.

Faça acontecer! Prove para você mesmo que consegue. Você, este ser único e maravilhoso, cheio de boas intenções... Chute o pau da barraca, tome as rédeas do seu destino! Uma grande caminhada começa com um passo. Tome a iniciativa! Pare de adiar! Não deixe para amanhã o que pode realizar hoje.

Viva no amor!
Acredite: você tem dons especiais e únicos. Transforme a sua vida, você tem este poder! Saia do lugar-comum. Abra os portais... Sacuda a poeira e mande ver! Concentre-se no positivo, nas pessoas que conseguiram, no que deu certo!

Pessoas que acreditaram em seus sonhos, não desanimaram diante das dificuldades iniciais, prosseguindo sempre em direcção ao seu objectivo, na certeza que o mundo nos devolve tudo o que plantamos nele. Fé em Deus e bola pra frente! Você é capaz!

Reflita e pense... Aproveite este ano para promover as grandes transformações na sua vida. Tenha a coragem de ser feliz! Porque você merece... Faça as mudanças acontecerem, com muito amor e sinceridade. Pois, mminha amiga, o amor é a força maior deste Universo!

Mon Liu*