Sou renitente a comemorações dos nascimentos e dos centenários de escritores! O universo literário produzido e alimentado pelo criador impõe-se pela sua grandeza plurissiginificativa e singular, e realiza-se numa intemporalidade à prova de datas, de interesses e de protagonismos oportunistas que, subitamente, emergem de nenhures para celebrar a obra e vida de quem transpirou palavras e sonhos.
Também há quem, reconheço, se dedique à causa despretensiosamente... porque a cultura, para esses, é uma vocação, uma opção de vida, um modo de estar.
Seja como for, é nestas alturas que temos raras oportunidades de assistir a alguns eventos que evidenciam as facetas de Miguel Torga, por isso, aconselho a visitar:
Perfil
Não. Não tenho limites.
Quero de tudo
Tudo.
O ramo que sacudo
Fica já varejado.
Já nascido em pecado,
Todos são naturais
À minha condição,
Que quando, por excepção,
Os não pratico
É que me mortifico.
Alma perdida
Antes de se perder,
Sou uma fonte incontida
De viver.
E o que redime a vida
É ela não caber
em nenhuma medida.
Miguel Torga
4 comentários:
a pirata
Confesso que corri a consultar o dicionário; encontrei a palavra com o sinónimo de acontecimento, mas ainda não estou convencida!
Já agora gostava de aprofundar a questão...
É que, mesmo não sendo uma fanática defensora do purismo, ainda estou moldada pela antiga escola no que diz respeito à língua portuguesa e, correndo riscos, até me orgulho disso.
E agora a sua questão suscitou-me curiosidade e dúvidas... logo duas coisas que não me dão descanso!
Espero mais da sua parte, pode ser?
Teríamos então o termo «evento» circunscrito a um campo lexical usado por um determinado «grupo social»... é uma abordagem plausível, embora um pouco preconceituosa, não? Mas desde já lhe digo: será palavra que vou evitar, pois jamais conseguirei abstrair-me da sua interpretação.
E «iniciativas» seria aceitável? Não é que vá alterar...
sim, acho que tou a ver... uma determinaçao em permanecer na verdade do negativo e deixar a fotografia para os outros?!
a ambiguidade de «negativo» é sugestiva, não é?!
mas já respondeu, se a determinação é circunstancial...
Enviar um comentário