25/02/2007

Woody Allen em cena

.
Mais um título a constar na filmografia de Woody Allen, tão longe dos anos 70/80: «Nem Guerra, nem Paz», «Annie Hall», «Intimidade», «Manhatan», «Uma Comédia Sexual numa Noite de Verão» ou de «A Rosa Púrpura do Cairo», «Dias da Rádio» ou de tantos outros.

«Match Point», o filme anterior a «Scoop», agradou-me bastante, e até me surpreendeu pela vivacidade com que o septagenário Allen nos brindou.

Estava à espera de mais em «Scoop»... A veia humorística mantém-se eficaz, embora pouco criativa e que salva o argumento, o qual oscila entre o thriller desconcertante e a comédia romântica sem sal. Sid Waterman, o ilusionista americano interpretado pelo próprio Allen, revela-se uma personagem fundamental para colorir a história que gira à volta de Peter Lyman (Hugh Jackman) e Sondra Pransky (Scarlett Johanssen), mas tinha esquecido como é cansativo acompanhar o ritmo ininterrupto e apressado das locuções de Allen!

Um filme simpático para descontrair, num dia de Inverno...
Há mais aqui.

7 comentários:

jg disse...

Este blog não é mais o mesmo privado que se encontra da preciosa janela e igual conteúdo do canto superior direito.
Vamos a restituir o encanto estético original pois o que se dá, tirar não se pode.

Irene Ermida disse...

a pirata
não será tanto 'daté' pois o cinema de W Allen evoluiu para outro género de filme, mais descentrado de si próprio; talvez seja eu mesma que não estou sintonizada nesta 'onda'.

a jg
deduzo que te refiras à minha foto ;-) mas cansei-me de me «ver» sempre ali assim estática, o que não condiz nada comigo! De quando em vez, mudar é bom!

Maria Manuel disse...

Concordo contigo, Irene. Há continuidades e descontinuidades perfeitamente assumidas por quem já não precisa de provar talento, mas mantém a vitalidade.

[Talvez o segredo da magreza do homem venha exactamente desse ritmo ansioso e cansativo, caso em que poderíamos, talvez, substituir as fastidiosas maçãs por os revigorantes chás e cafés fortes... ;-)]

O cansaço maior não me veio da tela, mas dos assentos à nossa volta...!

Irene Ermida disse...

a maria manuel
gostei do parêntesis, há que encontrar o tratamento certo :-) e até gosto bem de café!

Optei por não falar no lado obscuro da plateia e da vitalidade dos teenagers, suas saídas e entradas e pipocas!!!

Anónimo disse...

lol
uma boa gargalhada...

ver O Scoop + Woody Allen com teenagers e pipocas à uma mistura!

lol
Lá se vai a crítica ao filme!
fico pelas gargalhadas
desculpem lá.
lololol

Irene Ermida disse...

a adesenhar
e lá há alguma coisa melhor que uma boa gargalhada?

Anónimo disse...

Não destes umas boas gargalhadas? Por acaso eu até dei! E mesmo sem ser nada de especial mas valeu para descontrair! O septagenário Allen continua a ter piada, mesmo a repetir as mesmas piadas! E tu... tb és tudo quanto ele diz à sua assistência, mas isso digo-te eu sem ser a fazer magia! Um beijo