20/11/2006

(IN)visibilidade(S) 1

Uma equipa de cientistas norte-americanos e ingleses conseguiram fazer com que um objecto desaparecesse, coberto pelo que chamam de "manto de invisibilidade".
O estudo, revelado na Science, explica o que os cientistas denominam de ‘ilusionismo científico’, sugerindo que este é um pequeno passo para chegar à invisibilidade. (…)

No trabalho publicado, os cientistas indicam que fabricaram o "manto de invisibilidade" com o que chamam de "metamateriais", dispostos de forma concêntrica, com propriedades electromagnéticas específicas. Esses materiais são compostos de metal, cerâmica, teflon e fibra.

O manto foi desenhado mediante especificações teóricas electromagnéticas determinadas pelo físico John Pendry, do Colégio Imperial de Londres, com a colaboração de cientistas dos EUA. Segundo David Smith, outro engenheiro da Universidade de Duke, este manto reduz o reflexo da luz sobre o objecto, e elimina a sombra que poderia levar à sua percepção. O investigador explica que ao incorporar materiais com propriedades complexas, o manto permite esconder um volume ao abrir um espaço livre, quando é olhado de fora.(…)

Embora esta tenha sido uma das estruturas de "metamateriais" mais elaborada feita até hoje, com potencial para ocultar objectos de qualquer tamanho ou propriedade, os cientistas reconhecem que sua experiência não foi perfeita, já que produziu uma leve sombra do objecto.

Torna-se assim necessário “melhorar sua estrutura", ressaltou Smith, acrescentando que “agora sabemos como fabricar um melhor e o próximo passo será um tridimensional”.

http://ciberia.aeiou.pt/?st=5621

Sem comentários: