Confesso que não li o livro… a razão reside no facto de ser um «daqueles» que se mantém durante algumas semanas no top! Desconfio sempre… E, de quando em vez, engano-me!
A escolha do filme foi ao acaso: o nome do realizador Tom Tykwer não me é familiar, bem como o de Ben Whishaw, o protagonista. Os nomes de Alan Rickman e Dustin Hoffman também não me seduzem particularmente.
Talvez a minha preferência desde sempre por perfumes… odores… aromas… tivesse tido alguma influência.
Sem entrar em comentários profundos, gostei do filme e suscitou-me a curiosidade de ler o romance.
Grenouille, um ser despojado de qualquer dimensão moral e social, o que põe em causa a sua própria natureza humana, personifica motivações básicas que são inerentes a todo o ser humano: a necessidade imperiosa de afirmação, a busca permanente de si próprio e o poder sobre os outros.
A utopia obsessiva em criar um perfume ideal capaz de provocar o «amor», perseguida por Grenouille, converge num final surrealista em que vence o erotismo. Absorvidos pelo objectivo que norteia a sua actuação e que o obriga a tornar-se num assassino, acabamos por conceder-lhe a nossa absolvição, porque, entre o horror que nos inflige a morte das vítimas e o ideal supremo que quer alcançar, simpatizamos mais com o estado animal, puro e original, livres de preconceitos e juízos de valor.
5 comentários:
Inquietante!...
... no mínimo! Atingir um estado de liberdade total, em que não tivéssemos nada a perder... concretizar uma utopia numa realidade em prol do nosso mais íntimo desejo... assustador de facto!
Não me fales em utopia! É a palavra desta semana do Jogo Fotodicionário!! Fotografar a utopia dá bem que pensar, oh se dá...!
:-))
Como o meu amigo «Pedro Lencastre» diz: a utopia é o que ainda não foi possível realizar... se pensares assim, talvez seja mais simples.
Bom, enquanto esse Pedro Lencastre estiver ali na lista só pra enfeitar, não sei que crédito lhe dar! ;-)
Já enviei a foto e... sim, procurei ilustrar uma busca... Sai amanhã. Depois me dirás.
Enviar um comentário